A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
   
Home / artigo especial / A INTERNET NOS ANOS 2000

A INTERNET NOS ANOS 2000

VEJA COMO ERA NA DÉCADA PASSADA

Marcante, tenebroso e inovador, foi assim o mundo da informática e da internet no início do 3º milênio. Embora ainda bem tímido pelo menos no Brasil, muita gente começou a conhecer mais  a internet nessa época, muito mais quando o fantasma do bug do milênio não prejudicou tanto como era especulado no final do século XX.

Os companheiros de mesa ainda era luxo por seu preço salgado, mas estava mais popular; o que dominava era o Windows 98, quem tinha internet discada era o rei da rua principalmente sendo assinante da AOL (America Online).

Exatamente, a AOL era a sensação do momento tanto é que consolidou-se com um dos mais importantes provedores da internet na época aqui no país entre 2000 e 2002.    O sucesso foi grande, a febre aumentou, virou como o facebook hoje; todo mundo estava conectado. Mas o que chamou tanta atenção na AOL? Foi a inovação.

A AOL cativou muita gente, por oferecer serviços de qualidade e a vasta gama de conteúdos, você podia fazer tudo em um só programa. Sim, ela tinha praticamente um Sistema Operacional em segundo plano, era chamado de Portal AOL.

Era ali que você entrava e esquecia do mundo ao seu redor, o portal oferecia já o discador para se conectar, o navegador, as famosas e badaladas salas de bate-papo, players de musica, email, e muitas outras coisas juntos em  um só software.

O maior marketing desse empresa foi distribuir CD´s gratuitos para instalação, a corrente deu certo. Por exemplo, uma pessoa que acabava assinar o provedor podia recomendar a AOL enviando uma mídia de instalação para casa da pessoa cadastrada, alguns dias depois o CD chegava essa pessoa instalava no computador e ainda tinha direito de ter 7 dias grátis para testar o serviço. Gostando da novidade, depois dos 7 dias a pessoa assinava e fazia o mesmo processo para outra pessoa tudo de novo, mandando o CD da AOL de recomendação.

Veja em algumas imagens algumas demonstrações do portal AOL.( Na época o programa era totalmente em português e tinha o mesmo layout das demonstrações abaixo)

Abaixo, a mídia que era distribuída gratuitamente como uma jogada de marketing feita pela a empresa.

Houve também muitas outras febres e inovações, como o navegador Netscape, o instant messaging ICQ  e o Napster. No Napster você podia baixar músicas totalmente gratuitas do seu computador além de outros arquivos, e isso acabou acarretando em casos judiciais e principalmente em trazer programas concorrentes como o Kazaa, Emule e o LimeWare mais pra frente.

         

Netscape, não tão popular no Brasil mas concorrente direto do Internet Explorer do windows tinha uma grande vantagem de ter desempenho de navegação melhor. Nesse ano o navegador teve menos de 0,5%  de usuários ativos usando o programa no mundo.

O ICQ foi a sensação do momento entre 2001 e 2004, atingindo a marca de mais de 150 milhões de usuários no mundo. Cada esquina viam-se pessoas trocando o seu UIN (Universal ICQ Number) ou o ICQ#, cada um tinha uma identificação com 8 números. Muita gente passou madrugadas trocando smiles e fotos no ICQ, o mais popular foi o ICQ Lite versão do messaging  mais pratica e com desempenho melhor. Hoje encontramos ainda o ICQ, mas praticamente em desuso por muita gente.
Versão do ICQ em 1998

Versão do ICQ em 2002

Programa de Compartilhamento de músicas NAPSTER

Navegador Netscape

Esse foi um pouco de muitos que serão colocados pra gente relembrar o passado não muito distante da internet .Nos próximos artigos trarei mais alguns perfis do mundo da internet nos anos 2000, e pra você, o que mais marcou a internet nessa época?

Powered by WPeMatico

About admin_pc-masters

Check Also

NOTEBOOKS, COMPRANDO DOR DE CABEÇA. PARTE I

NOTEBOOK NÃO É SINÔNIMO DE PORTABILIDADE E QUALIDADE O mercado eletrônico hoje está aquecido e sólido, …